Curso Continuado de Educação Médica à Distância de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo

TRANSMISSÃO TOTALMENTE GRATUITA

Criado em 2001 pelo Prof. Dr. Henrique Pinotti, juntamente com o Prof. Dr. Marco Aurelio Santo,
que mantem sua coordenação.

Dúvidas frequentes

1. Como posso receber a transmissão do Curso?

A transmissão do curso é realizada via internet. Através da web, você poderá ver e ouvir e interagir com os palestrantes.

2. Qual deve ser a conexão com a internet?

O acesso à internet, com conexão de banda larga, com velocidade mínima de 512 kbps. Conexões com velocidade inferior a esta, embora possibilitem o acesso, prejudicam a transmissão das aulas com todos os recursos de multimídia, e não são recomendadas.

3. Tenho conexão de banda larga, porém ela é compartilhada. O que devo fazer?

Conexões de banda larga compartilhadas entre vários computadores, como as existentes em muitas universidades e hospitais, podem estar congestionadas em determinados horários. Muitas pessoas acessando simultaneamente uma mesma conexão, em geral, comprometem a velocidade de acesso. A recomendação é: procurar acessar a banda larga através de um computador que não esteja compartilhando a conexão com outros.

4. Tenho conexão de banda larga em minha casa. Posso assistir ao curso em casa?

Existe esta possibilidade, mas lembre-se: o recomendável é ter banda larga e ter autorização da equipe NetGastro.

5. Nós dispomos de todos os itens requeridos. O que fazer para credenciar nosso centro?

Contate a equipe NetGastro pelo email constante da pagina de rosto e solicite acesso.

6. Quais as configurações mínimas do meu computador?

A configuração mínima para os computadores é:

– Pentium Celeron
– Placa de vídeo com resolução 800 x 600 linhas – 16 bits
– Placa de som
– Internet Explorer versão 6 ou superior, Chrome ou Mozilla Firefox – Windows XP ou superior
(Windows 7 ou 10 são ideais)

Observação: essas são as configurações mínimas requeridas para assistir ao curso. No entanto, configurações superiores contribuem bastante para otimizar a qualidade e velocidade do acesso.

7. Como saber qual é a versão do meu Windows?

Em geral, basta clicar sobre o botão Iniciar, no Windows, e observar uma barra azul vertical, que fica no lado esquerdo da tela. Caso esta barra não esteja visível, siga estes passos:
– Clique com o botão direito sobre o Meu Computador
– Selecione o item Propriedades
– Será aberta uma janela, em que há uma telinha de computador do lado esquerdo. Nesta tela, na parte superior, está escrito qual a versão do Windows instalada no computador.

 

8. Meu computador não tem placa de som. É preciso ter uma?

Sim, é preciso. O Webmeeting será transmitido com vídeo, slides e áudio. Por isso, é imprescindível ter áudio no seu computador.

9. Eu não consegui assistir ao evento ao vivo. Vou poder acessar o conteúdo da apresentação, mesmo assim?

Sim, em Sessões Gravadas, poderá acessar as sessões anteriores.

10. Qual o melhor horário para assistir as transmissões que não são ao vivo (eventos já transmitidos)?

Sugerimos que você assista aos eventos já transmitidos num horário que não exista muito trafego na internet, de preferência após as 19h00.

11. Meu computador tem saída de som, mas não consigo ouvir nada.
O que pode estar acontecendo?

Pode parecer óbvio, mas é comum pessoas colocarem o áudio em “mudo”. No canto inferior direito do seu Windows, próximo ao relógio, há um ícone similar a um alto-falante. Dê um duplo-clique sobre ele e certifique-se de que não há nenhum item em modo “mudo” ou com o volume zerado. Certifique-se, ainda, de que sua caixa de som e os cabos que saem do computador para ela estejam conectados corretamente.
Voltar

12. Estou vendo a tela cortada. Não consigo visualizar a tela inteira.
O que pode estar acontecendo?

Provavelmente você deve estar com a resolução do seu computador em 640×480, que é uma resolução inadequada para assistir ao Webmeeting. Por isso, é necessário alterar a resolução do seu computador para 800×600 ou superior.
Por favor, leia o item 16.

13. Como eu devo proceder para alterar a resolução do meu computador?

O procedimento é relativamente simples. Basta seguir estas instruções:
– Clique com o botão da direita do mouse sobre a área de Trabalho do Windows
(área da tela sem ícones ou sem programas) – Selecione o item Propriedades
– Será aberta uma janela. Selecione o item Configuração (o último item na parte superior direita da janela).
– Neste momento, você pode verificar qual é a sua resolução. Para alterar, basta arrastar a barrinha horizontal, e colocar a resolução em 800×600 ou 1024×768.
– Depois, clique em Aplicar. O seu computador irá testar se aquela resolução
É válida e poderá pedir que você reinicie o computador.
– Pronto! Sua resolução estará alterada.